[ 28 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Luís Paulo Relógio

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em julho de 1976.

Mestre em Ciências Jurídicas, pela Universidade Autónoma de Lisboa. em março de 2014.

Advogado desde abril de 1978 e consultor jurídico de diversas organizações desportivas, entre as quais o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (de 1980 a 1999) e diversas federações desportivas, clubes e demais agentes desportivos. Coordenador do Órgão de Licenciamento de Clubes das FPF (de 2000 a 2016).

Dirigente desportivo: fundador e primeiro presidente da Federação Portuguesa de Futebol de Salão (1988-1989), presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Golfe (2001-2005), membro da Direção da mesma federação (2006-2013) e Presidente do seu Conselho Jurisdicional (2014-2015); atualmente membro do Conselho de Arbitragem Desportiva, por indigitação do COP (Comité Olímpico de Portugal)

Integrou diversos grupos de trabalho, criados pelos sucessivos Governos desde 1987, para a definição e reforma da legislação do Desporto.

Dedica-se atualmente ao exercício da Advocacia, ao ensino universitário e ao estudo das diversas questões do Direito do Desporto, bem como à escrita nessas áreas do direito.

Foi autor de diversas publicações:

– “1º Congresso sobre o Regime do Contrato de Trabalho Desportivo” (coautoria), Vida Económica, Porto – maio, 2018

– “Licenciamento de Clubes: Efeitos do normativo económico na regulação da competição desportiva” (dissertação de mestrado), Novas Edições Académicas (OmniScriptum Publishing Group), Riga – março, 2018

– “Direito do Desporto”, Imprensa Nacional, Lisboa – junho, 2017

– “O novo Regime Jurídico das Federações Desportivas – Comentado e anotado – 2ª edição Revista e Ampliada”, (em coautoria com Lúcio Miguel Correia), Vida Económica, Porto – abril, 2017 (1ª edição de fevereiro, 2016)

– “Die Fussball-Europameisterschaft 2004 – Die Pfliechten des Staates / UEFA EURO 2004 – The obligations of the state”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2004

– “Federations and Leagues (The evolution of sports and the future of the show)”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2002

– “The role of the associations of professional sportsmen in the next century”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2

[ 27 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

João Pedro Mendonça

Jornalista da RTP

Licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP.

Iniciou a carreira de comunicador na Rádio Clube de Monsanto, em 1986.

Trabalhou, desde 1987, como locutor e como jornalista, em diversos órgãos de comunicação social, do que se destaca a Rádio Popular de Lisboa e em 1989 a Rádio Renascença (reportagem, narração e coordenação de emissões radiofónicas).

Foi, de 1991 a 1997, editor dos programas Bola Branca e Frente Desportiva, referências pelo rigor, notícias em primeira mão e, à época, incontestados líderes de audiência da informação desportiva na rádio em Portugal.

Entre 1994 e 1997, ainda no grupo Renascença, foi coordenador de Desporto, autor do primeiro programa de informação desportiva do canal Voz de Lisboa e editor da primeira rúbrica diária de Desporto na RFM.

Conduziu e coordenou, no mesmo período, centenas de emissões nacionais e internacionais e, como repórter ou narrador, de transmissões desportivas de várias modalidades, e enviado especial para cobertura de grandes acontecimentos. Fez aí as primeiras reportagens e narrações da Volta a Portugal em Bicicleta, que posteriormente acabariam por ser marcantes na sua carreira.

Em 1995 foi convidado a integrar, como colaborador, o Departamento de Desporto da RTP. De 1997 até ao presente, enquanto jornalista de Televisão, amadureceu as aptidões como jornalista, repórter e narrador, em direto e diferido, no acompanhamento de muitos dos mais relevantes momentos da atualidade desportiva: no futebol, na maioria dos dérbis e clássicos, finais da Taça e jogos do título, principais desafios nacionais e internacionais de Seleções e Clubes, na Liga dos Campeões e Liga Europa.

Foi enviado especial aos Mundiais da Coreia e Japão (2002) e África do Sul (2010); Taça das confederações de 2017 e à final da Liga dos Campeões de 2018.

Foi e é, também, narrador de transmissões de diversas modalidades: Atletismo, Andebol, Automobilismo, Basquetebol, Ciclismo, Futebol, Futebol de praia, Ginástica, Judo, Ténis, Triatlo, Surf, Vela ou Voleibol.

Foi enviado especial aos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2021 e narrador das respetivas cerimónias de Abertura e Encerramento.

É, desde 1998 até hoje, com Marco Chagas, o narrador das transmissões de ciclismo da RTP que, além do futebol, nas Voltas a Portugal e a França, têm a maior taxa de aceitação e audiência na Televisão em Portugal (líder de audiência anual do canal)

Em Maio de 2003, após concurso, assume a Coordenação da Delegação RTP em Castelo Branco com a ambição de, regressando às origens, alargar o âmbito de ação às restantes áreas da Informação, dando maior visibilidade aos temas e problemas do Interior. Participa no processo de fundação da subdelegação RTP na Guarda, que também passa a tutelar.

Em Agosto do mesmo ano, além de repórter, foi o responsável editorial pela coordenação das várias equipas e meios na cobertura RTP dos grandes incêndios de 2003, que dizimaram a região Centro.

Em 2004, é chamado de volta a Lisboa e convidado a assumir as funções de Editor de Desporto, função que ocupa até hoje.

O regresso ao Desporto traz consigo o desafio da coordenação de equipas multidisciplinares, emissões e o planeamento da cobertura de grandes eventos, congregando a área editorial e os meios de produção.

Assume a coordenação geral de operações de cobertura, dos conteúdos e régies nos programas do Euro 2004 e, adiante, do Mundial 2006, Euro 2008 e 2012, das transmissões desportivas da RTP 2, Internacional e África e a autoria de novos formatos e programas:

Da Liga dos Campeões, de centenas de outras transmissões diretas de futebol, das finais da Taça de Portugal e das operações multicanal das festas do título.

Nas modalidades, é o team leader e responsável pela operação de cobertura dos Jogos Olímpicos em Pequim, Londres, Rio, Tóquio e Paris.

É o coordenador editorial, desde 2004 até à data, das transmissões RTP em todas as edições da Maratona e Meia Maratona de Lisboa, Campeonatos do Mundo e da Europa de Atletismo, Estoril Open, Futsal, Rali de Portugal e do Desporto 2, o mais antigo programa de informação desportivo da televisão portuguesa, de 2004 até ao presente.

Com particular orgulho, foi responsável editorial das equipas RTP que conceberam as primeiras transmissões broadcast, a nível mundial, de Surf, Triatlo e do Lisboa – Dakar.

É, de forma contínua, o mais antigo Editor da Informação da RTP em funções.

[ 22 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Leonardo Andreotti

Advogado especializado em Direito Desportivo e Governança e Compliance no Esporte, Ex Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT), Fundador da Rede Governança Brasil (RGB) e Membro Titular da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD).

[ 22 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

José Sampaio e Nora

  • Advogado
  • Consultor
  • Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD)
  • Membro do Comissão Arbitral Paritária da LPFP/SJPF
  • Membro da Associação Internacional de Advogados do Futebol (AIAF)
  • Colunista no Jornal Record
  • Comentador Sport Tv para Assuntos Jurídicos

Impressão de fax de página completa
[ 29 de Julho, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Jorge Carvalho

Coordenador para a África da Organização da ÉTICA SUMMIT

É Coordenador do Desporto da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto (CMJD) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Formador para o Sector do Desporto, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Colabora com diversas Universidades, nas áreas de Ciências do Desporto.