[ 30 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Cipriano Có

Mestrado em Supervisão Pedagógica na Universidade Santiago CV

Licenciado em Educação Física na FMH-UTL

Coordenador Ética no Deserto SEJD

Atualmente Professor e treinador de andebol N-3 FPA

Coordenação de Educação Física SAB, Group e Personal Trainer

[ 28 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Luís Paulo Relógio

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em julho de 1976.

Mestre em Ciências Jurídicas, pela Universidade Autónoma de Lisboa. em março de 2014.

Advogado desde abril de 1978 e consultor jurídico de diversas organizações desportivas, entre as quais o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (de 1980 a 1999) e diversas federações desportivas, clubes e demais agentes desportivos. Coordenador do Órgão de Licenciamento de Clubes das FPF (de 2000 a 2016).

Dirigente desportivo: fundador e primeiro presidente da Federação Portuguesa de Futebol de Salão (1988-1989), presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Golfe (2001-2005), membro da Direção da mesma federação (2006-2013) e Presidente do seu Conselho Jurisdicional (2014-2015); atualmente membro do Conselho de Arbitragem Desportiva, por indigitação do COP (Comité Olímpico de Portugal)

Integrou diversos grupos de trabalho, criados pelos sucessivos Governos desde 1987, para a definição e reforma da legislação do Desporto.

Dedica-se atualmente ao exercício da Advocacia, ao ensino universitário e ao estudo das diversas questões do Direito do Desporto, bem como à escrita nessas áreas do direito.

Foi autor de diversas publicações:

– “1º Congresso sobre o Regime do Contrato de Trabalho Desportivo” (coautoria), Vida Económica, Porto – maio, 2018

– “Licenciamento de Clubes: Efeitos do normativo económico na regulação da competição desportiva” (dissertação de mestrado), Novas Edições Académicas (OmniScriptum Publishing Group), Riga – março, 2018

– “Direito do Desporto”, Imprensa Nacional, Lisboa – junho, 2017

– “O novo Regime Jurídico das Federações Desportivas – Comentado e anotado – 2ª edição Revista e Ampliada”, (em coautoria com Lúcio Miguel Correia), Vida Económica, Porto – abril, 2017 (1ª edição de fevereiro, 2016)

– “Die Fussball-Europameisterschaft 2004 – Die Pfliechten des Staates / UEFA EURO 2004 – The obligations of the state”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2004

– “Federations and Leagues (The evolution of sports and the future of the show)”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2002

– “The role of the associations of professional sportsmen in the next century”, Internationaler Sport-Recht Kongress, AVRIO Publication, Ltd., Bona – 2

[ 28 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

António Manuel da Luz

Professor de Educação Física

Diretor Nacional de Curso pela solidariedade Olímpica

Formação em Gestão e Administração Desportiva – Badblakenburg – Alemanha

Treinador de Basquetebol

Secretário geral da Associação de desportos para deficientes de Angola 1994/2006

Secretário geral da Federação Angolana de desportos para deficientes 1976/2000

Secretário geral do Comité Paralímpico Angolano, a partir de 2000

Presidente da Confederação Africana de Desportos para Deficientes para a Região Austral de África 2000 a 2008

Tesoureiro do Comité Paralímpico Africano 2009 a 2020

Participação nos Jogos Paralímpicos de Atlanta 96, Sydney 2000, Atenas 2004 (chefe de missão), Pequim 2008 (chefe de missão), Londres 2012 (chefe de missão), Rio 2016 e Tóquio 2020

A nível de África chefiou as missões desportivas a nível do CPLP, Jogos da Região 5 e Jogos Africanos

[ 27 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Leila Marques

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, especializada em Medicina Geral e Família

Pós-graduada em Medicina desportiva.

Trabalha como médica no SNS.

Atualmente Vice-Presidente do Comité Paralímpico e Coordenadora do Grupo de trabalho para a Criação do Plano Nacional para a Igualdade de Género no desporto em Portugal.

Participação como nadadora Paralímpica nos jogos de Atlanta 96, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008

Participação como Chefe de Missão nos Jogos Paralímpicos Tokyo 2020.

[ 27 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Jorge Delgado

Presidente da Direção do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo há 25 anos.

Empresário e Managing Partner em diversas empresas que atuam nas seguintes áreas: consultoria de gestão e investimento; marketing digital; e-sports e cibersegurança.

Anteriormente foi CEO em diversos universos empresariais de reconhecida importância no sector das tecnologias de informação e da transformação digital, como o:  grupo Sol-S e Solsuni e o grupo Compta.

Em 2019 foi considerado pela Portugal Smart Cities Summit, personalidade do ano na área das Smart Cities em Portugal.

É Advisory Board na Academia Electrão, uma iniciativa ambiental.

[ 27 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

João Pedro Mendonça

Jornalista da RTP

Licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP.

Iniciou a carreira de comunicador na Rádio Clube de Monsanto, em 1986.

Trabalhou, desde 1987, como locutor e como jornalista, em diversos órgãos de comunicação social, do que se destaca a Rádio Popular de Lisboa e em 1989 a Rádio Renascença (reportagem, narração e coordenação de emissões radiofónicas).

Foi, de 1991 a 1997, editor dos programas Bola Branca e Frente Desportiva, referências pelo rigor, notícias em primeira mão e, à época, incontestados líderes de audiência da informação desportiva na rádio em Portugal.

Entre 1994 e 1997, ainda no grupo Renascença, foi coordenador de Desporto, autor do primeiro programa de informação desportiva do canal Voz de Lisboa e editor da primeira rúbrica diária de Desporto na RFM.

Conduziu e coordenou, no mesmo período, centenas de emissões nacionais e internacionais e, como repórter ou narrador, de transmissões desportivas de várias modalidades, e enviado especial para cobertura de grandes acontecimentos. Fez aí as primeiras reportagens e narrações da Volta a Portugal em Bicicleta, que posteriormente acabariam por ser marcantes na sua carreira.

Em 1995 foi convidado a integrar, como colaborador, o Departamento de Desporto da RTP. De 1997 até ao presente, enquanto jornalista de Televisão, amadureceu as aptidões como jornalista, repórter e narrador, em direto e diferido, no acompanhamento de muitos dos mais relevantes momentos da atualidade desportiva: no futebol, na maioria dos dérbis e clássicos, finais da Taça e jogos do título, principais desafios nacionais e internacionais de Seleções e Clubes, na Liga dos Campeões e Liga Europa.

Foi enviado especial aos Mundiais da Coreia e Japão (2002) e África do Sul (2010); Taça das confederações de 2017 e à final da Liga dos Campeões de 2018.

Foi e é, também, narrador de transmissões de diversas modalidades: Atletismo, Andebol, Automobilismo, Basquetebol, Ciclismo, Futebol, Futebol de praia, Ginástica, Judo, Ténis, Triatlo, Surf, Vela ou Voleibol.

Foi enviado especial aos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2021 e narrador das respetivas cerimónias de Abertura e Encerramento.

É, desde 1998 até hoje, com Marco Chagas, o narrador das transmissões de ciclismo da RTP que, além do futebol, nas Voltas a Portugal e a França, têm a maior taxa de aceitação e audiência na Televisão em Portugal (líder de audiência anual do canal)

Em Maio de 2003, após concurso, assume a Coordenação da Delegação RTP em Castelo Branco com a ambição de, regressando às origens, alargar o âmbito de ação às restantes áreas da Informação, dando maior visibilidade aos temas e problemas do Interior. Participa no processo de fundação da subdelegação RTP na Guarda, que também passa a tutelar.

Em Agosto do mesmo ano, além de repórter, foi o responsável editorial pela coordenação das várias equipas e meios na cobertura RTP dos grandes incêndios de 2003, que dizimaram a região Centro.

Em 2004, é chamado de volta a Lisboa e convidado a assumir as funções de Editor de Desporto, função que ocupa até hoje.

O regresso ao Desporto traz consigo o desafio da coordenação de equipas multidisciplinares, emissões e o planeamento da cobertura de grandes eventos, congregando a área editorial e os meios de produção.

Assume a coordenação geral de operações de cobertura, dos conteúdos e régies nos programas do Euro 2004 e, adiante, do Mundial 2006, Euro 2008 e 2012, das transmissões desportivas da RTP 2, Internacional e África e a autoria de novos formatos e programas:

Da Liga dos Campeões, de centenas de outras transmissões diretas de futebol, das finais da Taça de Portugal e das operações multicanal das festas do título.

Nas modalidades, é o team leader e responsável pela operação de cobertura dos Jogos Olímpicos em Pequim, Londres, Rio, Tóquio e Paris.

É o coordenador editorial, desde 2004 até à data, das transmissões RTP em todas as edições da Maratona e Meia Maratona de Lisboa, Campeonatos do Mundo e da Europa de Atletismo, Estoril Open, Futsal, Rali de Portugal e do Desporto 2, o mais antigo programa de informação desportivo da televisão portuguesa, de 2004 até ao presente.

Com particular orgulho, foi responsável editorial das equipas RTP que conceberam as primeiras transmissões broadcast, a nível mundial, de Surf, Triatlo e do Lisboa – Dakar.

É, de forma contínua, o mais antigo Editor da Informação da RTP em funções.

[ 27 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Paulo Curado

Jornalista do jornal PÚBLICO desde os primeiros dias da sua publicação, em 1990, ainda com 18 anos de idade.

Fundador e editor da primeira secção de Media da comunicação social portuguesa.

A partir de 1999 integrou a secção do Desporto, onde desempenhou funções de subeditoria.

Enviado especial do PÚBLICO aos Mundiais do Brasil, em 2014, Europeu 2016 e Mundial da Rússia de 2018, em reportagem de âmbito alargado nestes países.

Dedica-se atualmente à investigação jornalística, nomeadamente no âmbito do Desporto, com inúmeros trabalhos publicados.

Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou o Mestrado em História Contemporânea, assim como o curso de comunicação social do CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

Foi recentemente convidado a ministrar uma Masterclass de Jornalismo de Investigação no Desporto na Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo da Universidade Católica Portuguesa.

[ 26 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Luciano Hostins

Diretor Jurídico do Comitê Olímpico do Brasil desde 2018.

Atuou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol como Sub-Procurador Geral entre os anos de 2016 e 2020.

Foi Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem entre os anos de 2016 e 2018.

Atua como Advogado de atletas, clubes e federações desde o ano de 1997.

[ 23 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Karina Carvalho

Diretora Executiva da Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), capítulo português da Transparency International (TI), coligação mundial de ONGs anticorrupção, onde também exerce funções no Membership Accreditation Committee.

Na TI Portugal lidera a estratégia de advocacia e o desenvolvimento de projetos e ferramentas de mobilização e monitorização cívicas, em diferentes áreas relacionadas com o combate à corrupção e a promoção da integridade nos setores público e privado.

Nos últimos 6 anos, coordenou iniciativas nos domínios da contratação pública e boa gestão dos fundos públicos, anti branqueamento de capitais, recuperação de ativos, regulamentação do lobby e conflitos de interesses, whistleblowing, anti suborno e integridade corporativa, acesso à informação e dados abertos, ou integridade no desporto.

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Pós-graduada em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Mestranda em Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Em 2017 obteve a certificação Business Compliance & Ethics Professional (International).

Antes de integrar o universo TI, trabalhou como especialista na área da gestão de Recursos Humanos e do Capital Humano, e foi consultora em projetos de capacitação organizacional para empresas e ONGs em Portugal e Angola.

[ 23 de Setembro, 2022 por admin_es 0 Comentários ]

Carlos Resende

Atual função profissional: Professor Universitário na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e treinador de andebol do Futebol Clube de Gaia;

Formação Académica: Licenciado em Gestão do Desporto, pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI) e doutorando de Ciências de Educação, na Faculdade de Desporto na UP;

Especialização: Gestão do Desporto e Master Coach em Andebol;

Ex atleta Internacional de Andebol (com cerca de 255 jogos internacionais pela Seleção Nacional);

Treinador de andebol do FC Porto, do ABC de Braga e do SL Benfica;

Embaixador do Plano Nacional da Ética através do Desporto (PNED).